O ano de 2009 pode não ter sido tão bom quanto se esperava, mas 2010 tem várias novidades para o mercado que prometem alavancar as vendas. Além disso, este ano temos o Salão do Automóvel de São Paulo, garantia de lançamentos e novidades.
Chevrolet: Depois de ser supreendida com o sucesso de vendas do Agile, a montadora norteamericana deve trazer em breve alguns novos modelos que já foram flagrados rodando no Brasil. Entre eles, e o mais certo, é o Malibu, sedã de porte médio-grande que pode ficar situado entre o Vectra e o Omega ou simplesmente substituir o já cansado modelo importado da Austrália (Omega). Para 2011 já está confirmada a vinda do grandalhão, e clássico, Camaro
Outro que está para chegar é a re-estilização do pequeno sedã Classic (antigo Corsa sedã), ele vai ficar com a cara da geração anterior do Chevrolet Sail, vendido na China.
Fiat: Das "Quatro Grandes", a Fiat é a que guarda o maior trunfo na manga: O novo Uno. Esse carro deverá compartilhar a plataforma com o Fiat Panda italiano, mas com leves retoques para o mercado brasileiro. Poderá ter motores 1.0 ou 1.4 e terá um preço posicionado entre o veterano Mille (que continuará a ser fabricado) e o novo Palio. A dúvida que fica é se o Palio Fire deixará de ser fabricado.
Além de ter o maior trunfo, a Fiat é a que tem mais "bala na agulha" para 2010: com o final do acordo com GM, a marca aposentará o obsoleto bloco 1.8 derivado do Monza e adotará os modernos 1.6 16v da FPT, a divisão de motores da marca italiana. O novo motor é feito pela paranaense Tritec, recém adquirida pela FPT e que costumava fornecer motores para a marca MINI. Portanto, não se assuste se os novos modelos equipados com este bloco tenham até 130 cv de potência.
De certo, a família Palio herdará essa motorização, mas fica a dúvida se o Punto usará o propulsor Tritec ou o 1.9 16v do Linea, sedã que deriva do hatch.
Ford: A quarta colocada no ranking de marcas mais vendidas no Brasil deve revirar sim o mercado, mas não neste ano. 2010 para Ford será marcado pela leve maquiagem aplicada ao Ecosport e uma re-estilização mais séria no Fiesta, que ficará semelhante ao Figo indiano.
A marca alardeou os investimentos milionários na fábrica de motores de Taubaté (SP), que, além do bloco Zetec RoCam, será responsável pela produção do Sigma, um motor bem mais avançado que o último e que já equipa o novo Ford Focus 1.6. Falando nele, o hatch acabou de receber o sistema flex de combustível para o Duratec 2.0 16v, o único item em que o modelo pecava no mercado brasileiro.
2012 será um ano importante. Não, não pelo fim do mundo, mas pelo fato de que a Ford finalmente renovará boa parte de sua frota: Virão numa tacada só os novos Ka e Fiesta europeus, além de um Ecosport totalmente reformulado, feito sobre a carroceria do Ford Kuga europeu. No que toca os modelos que virão com motores de 1.0 ou 1.6 litro, eles terão os blocos Sigma de Taubaté.
Volkswagen: A montadora alemã disparou vários lançamentos: Fox, Crossfox e Saveiro mudaram, mas não abalaram. A Spacefox muda em breve e fica com a cara de seu irmão hatch. Sem grandes surpresas programadas, de confirmado mesmo só a versão de portas para o novo Gol, clamada por frotistas. A Amarok mal começou a ser vendida, mas promete incomodar no segmento de picapes médias.
As maiores expectativas do público para a VW ficam por conta da nova geração da Parati e de um possível Gol GTi, que pode vir tanto com o bloco 2.0 atual ou com o moderno 1.4 TFSi importado.
O que nós, aqui do Real Wheels Blog, esperamos realmente da Volkswagen para 2010 é que ela tenha seus pedidos aceitos pela matriz alemã. Explicando: a filial brasileira pediu o desenvolvimento de um sistema de freios anti-travamento (ABS) para a Kombi. O equipamento, assim como bolsas infláveis (air-bags) serão obrigatórios a partir de 2014. Depois de mais de 50 anos enfrentando mudanças de mercado, concorrentes importados e rígidas regulamentações, a "velha senhora" merece continuar a ser fabricada.
Thiago Moreno