quinta-feira, 1 de abril de 2010

O post de páscoa

A páscoa chegou mais cedo para o setor automotivo. Na mesma semana a Volvo apresentou o Volvo C30 e a Mercedes-Benz mostrou o sedã C 180 Kompressor. Em comum, pouco. A marca sueca renovou seu carro chefe no Brasil e trouxe duas novas versões. A alemã, por sua vez, quer pegar carona no crescimento do mercado nacional e trouxe um modelo de entrada, que nem por isso deixa de ser bem equipado, e caro.

Na próxima semana, o noticiário deve ficar inundado de informações a respeito do final da redução do IPI, quem tem efeito hoje, 1º de abril, e não é nenhuma brincadeira. Poucas montadoras já divulgaram os novos preços, mas a Chevrolet, por exemplo, está praticando um reajuste médio de 5% sobre o preço dos modelos flex de até 2.000 cm3. Outros, como a Montana, a Blazer e o Classic, tiveram aumentos simbólicos na casa dos R$ 40.

Por enquanto, fiquemos com o que temos:

Volvo C30 2010.
Não é bem uma novidade, afinal, o carro havia sido mostrado no Salão de Genebra, mas chegou oficialmente ao Brasil ontem, 31 de março. Deixemos a Volvo vender um pouco de seu peixe, nas palavras de Daniel Backman, gerente de produto para o C30:


"Desde o seu lançamento em 2006, o C30 é apreciado por sua aparência única, particularmente da traseira. Com a nova frente, sentimos que a personalidade do veículo foi elevada a um novo patamar. O novo exterior é também uma boa combinação dos principais atributos da personalidade do C30 – desafiadora, direta e cheia de atitude”.

Até o modelo 2009, o C30 tinha três versões. Agora são cinco. Foram adicionadas uma de entrada e outra top da linha. Mecanicamente, as opções de motor são 2.0 a gasolina de 145 cv ou 2.5 turbo de 230 cv. Os câmbios podem ser manuais de cinco marchas, manual de seis velocidades com dupla embreagem (chamada de Powershift) ou automática convencional de cinco.

No acabamento, não faltam mimos e segurança. Todas as versões contam com

Controle Dinâmico de Estabilidade e Tração (DSTC), Dynamic Chassis e sistema de freios ABS e EBA, além do pacote de equipamentos da Volvo voltados para segurança dos ocupantes, que inclui o Sistema de Proteção Contra Lesões na Coluna Cervical (WHIPS), Sistema Inteligente de Informação (IDIS), air bag (motorista/passageiro), Air Bag de Proteção Contra Impactos Laterais (SIPS) e cortinas infláveis e pré-tensores dos cintos de segurança.

Completam a lista de itens de segurança de série do C30 o controle remoto com alarme e travamento central, brake light, faróis de neblina, iluminação auxiliar temporizada, iluminação lateral, Isofix, luzes de aproximação, sensor de movimento e vidros elétricos com sistema antiesmagamento.

A carroceria do hatchback conta com espelhos retrovisores externos retráteis na cor do veículo e spoiler dianteiro standard. No interior, o C30 traz também climatizador eletrônico, filtro de pólen, Sistema Interno de Qualidade de Ar Multi-ativo (IAQS), computador de bordo com instruções no painel e áudio em Português, controle de áudio no volante, descança braço dianteiro, freio de mão com revestimento em couro, porta-copos, porta-luvas com trava, porta-objetos nas portas dianteiras e no console central.

Quem puder pagar um pouco a mais, leva Sistema de Informação do Ponto Cego (BLIS), Sistema Keyless Drive, bluetooth, sensor de umidade, assento com regulagem elétrica para motorista e passageiro com memória, assentos dianteiros com aquecimento, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, faróis bi xenon ativos com ajuste automático, lavador de faróis e cobertura para bagagem com tampa rígida.

O C30 "pelado", se é que podemos chamá-lo assim, é mais barato por vir com banco de tecido, no lugar do couro nos outros modelos, e pelas quatro caixas de som, ao invés de oito.

Os preços seguem abaixo:

C30 2.0 man. R$ 79.990,00

C30 2.0 man. S R$ 86.990,00

C30 2.0 aut. R$ 91.990,00

C30 T5 aut. R$ 109.990,00

C30 T5 aut Top R$ 119.990,00

Mercedes-Benz C 180 Kompressor


Por R$ 90 a menos que um C30 top, (R$ 109.900) você pode levar o modelo de entrada da Mercedes, o C 180 Kompressor que, ao contrário do que o nome possa sugerir, é equipado com um pequeno motor 1.6 (não 1.8) sobrealimentado por compressor. A potência é de 156 cv (não 180 cv). Um boa pedida seria chamá-lo de C 160, para se manter fiel de nomear os carros de acordo com o motor, como ocorre normalmente na marca alemã. No Brasil, ele virá só com câmbio automático de cinco velocidades.

A essa altura, alguém estaria se perguntando: "por que pagar a mais num carro menos potente?". Se você só liga para os números, talvez esteja correto, não há mesmo sentido. Mas não há como precificar o prazer em dizer "eu dirijo um Mercedes-Benz".

Mas não é só glamour o apelo do C 180 K. O carro vem equipado com piloto automático, teto solar elétrico e suspensão adaptativa automática, que se modifica em tempo real de acordo com a velocidade do carro e o terreno. No quesito segurança, está equiparado com o modelo da Volvo, mas traz acabamento interno em madeira e ar-condicionado digital de duas zonas como itens de série.

E eu com isso?

Se você tem dinheiro para comprar qualquer um dos dois carros acima, gostaria primeiramente de lhe parabenizar. No mais, C30 e C 180 K são carros que tem apelo para públicos bem diferentes. Se você quer o carro muito bom, com pitadas esportivas, vá de Volvo e ainda pegue carona na fama que o modelo ganhou aparecendo nos filmes da saga "Crepúsculo". Conforto, requinte e discrição é com o Mercedes-Benz, sempre. Para os pobres mortais, fica a expectativa sobre o quanto a volta do IPI vai adiar o sonho do carro novo.

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